Clube do Livro MA

Para ser integrante do Clube do Livro MA, você deve:

1Curtir a Página do Clube do Livro MA, pois esse é o canal oficial com as datas dos encontros, gêneros e livros escolhidos;
2- Preencher o formulário de cadastro na Página do Clube.
3- Comprar o livro escolhido preferencialmente na Livraria Leitura do São Luís Shopping, livraria que cedeu espaço para o Clube de Leitura e ler o conteúdo do mesmo;
4- Comparecer aos encontros marcados.

Obs: Todo encontro do Clube de Leitura Penguin acontece no penúltimo sábado do mês;
Obs 2: Caso ocorra alteração de data, o aviso será publicado na página do Clube do Livro MA;
Obs 3: Todo encontro tem um evento correspondente no Facebook e o link é disponibilizado na página do Clube do Livro MA.

Perguntas:

O que é o Clube do Livro MA?

O Clube do Livro MA foi criado em 2010 e começou com um grupo de pessoas que sentiam a necessidade de promover reuniões para debater gêneros literários, livros e séries. Hoje, o Clube cresceu e uniu forças com o Projeto Clube de Leitura Penguin da Companhia das Letras em 2014.

O que é o Clube de Leitura Penguin?

O Clube de Leitura Penguin tem inspiração nas experiências norte-americana e inglesa, e foi possibilitado no Brasil pela parceria entre a editora Companhia das Letras e a Penguin em 2010. Nesses lugares (Estados Unidos e Inglaterra) os clubes de leitura têm historicamente contribuído não apenas para a consolidação de um mercado editorial forte, mas também para a formação de um público leitor amplo. Na Inglaterra, por exemplo, estima-se que hoje aproximadamente 500 mil pessoas participam de clubes de leitura, reunindo-se esporadicamente em livrarias, bibliotecas, escolas e na casa dos integrantes do grupo para discutir e compartilhar suas leituras dos mais diversos títulos. Este referencial, aliado à pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que nos mostra que o brasileiro em idade escolar lê em média 3,7 livros por ano e que esta média cai após o término dos estudos, nos motivou a criar um projeto de incentivo à leitura e formação de leitores.

Os clubes de leitura vêm de encontro aos ideais de democratização de conhecimento a partir do livro e dos debates coletivos promovidos pelos clubes de leitura. Este espaço de socialização e interação possibilita trazer crianças, jovens e adultos para a fruição e experiência estética transformadora, estimulando a resignificação das suas ações cotidianas e o consequente protagonismo e empoderamento dos participantes, elementos fundamentais para uma formação cidadã. Atualmente existem 41 clubes em 11 cidades brasileiras com uma média de 12 pessoas cada um deles. 

No caso de São Luís há em cada encontro uma média de 20-30 pessoas.

Por que tenho que enviar os meus dados para cadastro?

Você deve enviar os seus dados para cadastro, pois além dos mesmos serem inseridos na lista de frequência, a mediadora do Clube de Leitura, eu (Fernanda Araújo), precisa preencher todo ano um documento (espécie de censo), com os dados do Clube de Leitura, assim a Companhia das Letras consegue compilar as informações, para formatar o documento com o levantamento do leitor brasileiro.


Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design